Unidades ssd

As unidades SSD (Solid State Drive ou Unidade de Estado Sólido) são dispositivos de armazenamento de arquivos e programas assim como os discos rígidos, mas utilizam chips de memória flash para armazenar os dados em vez de discos magnéticos. Como os dados são armazenados eletronicamente em vez de magneticamente, as unidades SSD são muito mais rápidas do que os discos rígidos por dois motivos: primeiro, porque não há conversão entre informação magnética e informação eletrônica; segundo, porque não existem partes mecânicas e, portanto, os dados estão disponíveis imediatamente, enquanto que nos discos rígidos você precisa esperar até que as cabeças se movam para a área onde os dados estão armazenados, o que leva algum tempo. Neste tutorial nós mostraremos a você como é uma unidade SSD por dentro e quais são os seus principais componentes.
A propósito, como os dados são armazenados em chips de memória, a unidade SSD não é um disco, o que implica dizer que “disco SSD” está errado”: prefira o termo “unidade SSD”.
Vamos primeiro falar sobre o formato externo. As unidades SSD podem ser encontradas em diferentes tamanhos físicos. Os mais comuns são 2,5” e 1,8”, já que esses são os mesmos tamanhos usados por discos rígidos para notebooks. É importante saber que o primeiro segmento de mercado que os fabricantes de unidades SSD queriam atingir era o mercado de notebooks, não o mercado para micros de mesa, por duas razões principais: as unidades SSD consomem menos energia do que os discos rígidos (esta diferença pode ser irrelevante para um micro de mesa, mas para um usuário usando o notebook  na bateria isto deve ser levado em consideração) e são imunes a impactos (ou seja, você pode balançá-la e derrubá-la no chão que os dados armazenados na unidade SSD continuarão intactos; se você tentar a mesma coisa com um disco rígido poderá danificá-lo e acabar perdendo seus dados).
As unidades SSD podem ainda ser encontradas com diferentes tipos de interface, mas a interface SATA é a mais comum.

Na Figura 1 nós mostramos um exemplo de uma unidade SSD de 2,5” com uma interface SATA, que é o formato mais popular entre as unidades SSD.


Figura 1: SSD de 2,5”.
Vamos agora ver como é uma unidade SSD por dentro.

 Na Figura 2 você pode ver o interior de uma unidade SSD. Existem três componentes principais: memória flash, controlador e buffer. Nós falaremos um pouco sobre esses componentes abaixo.




0 comentários: sobre Unidades ssd

Postar um comentário