Agora é oficial: você já pode experimentar o novo Windows 8. Só que, é claro, essa é uma cópia que tem prazo de validade, mas também é a mais próxima da que vai ser lançada oficialmente no segundo semestre de 2012. O novo Windows terá duas versões principais: uma para computadores pessoais e laptops e outra para tablets e smartphones. É a turma de Bill Gates tentando ganhar espaço no mercado da computação móvel, hoje dominado pela Apple e pelo Google.
A interface do novo Windows é completamente diferente da que estamos acostumados. Com clara alusão aos sistemas de tablets e smartphones, o novo design permite acesso instantâneo a aplicativos, configurações, arquivos e muito mais. Tudo funciona por meio de blocos ou pastilhas, que podem ser movimentados na tela ou simplesmente clicados para iniciar um serviço diretamente. As pastilhas são atualizadas automaticamente. Assim, é possível checar, em tempo real, e-mails, mensagens de voz e até notificações do facebook, por exemplo. A partir desta tela inicial, você pode abrir programas, alternar entre tarefas, compartilhar conteúdo e verificar as mais diversas notificações.
Outra grande mudança foi a eliminação do menu "Iniciar", que esteve presente em todas as versões anteriores do Windows. Para encontrar as diferentes janelas na sua máquina, no Windows 8 basta colocar o cursor do mouse em um dos chamados "cantos ativos". A partir deles você chega facilmente onde quiser. Agora, atenção usuários do Windows: já está no ar a loja de aplicativos da plataforma – bem ao estilo da loja de aplicativos da Apple. E já tem vários programas por lá, todos organizados em categorias. Os programas recomendados pela Microsoft ganham destaque especial. Por enquanto, todos os downloads são gratuitos, mas os desenvolvedores afirmam que haverá uma seção para aplicativos pagos e mais completos. É bom lembrar, também, que você não precisa do Windows 8 instalado para usar a loja: ela funciona também para versões anteriores do Windows.
Outra novidade que chama atenção é o Internet Explorer 10. Com um mecanismo de aceleração de hardware, novos padrões e um núcleo mais rápido do Windows, a navegação fica muito mais ágil e sem interrupções. Visualmente muita coisa mudou também, por exemplo, a barra de endereços. Se toda essa mudança visual for demais para você, há a possibilidade usar a interface clássica no novo sistema. Esse visual é baseado no atual Windows 7. Para quem quiser usar, basta passar o mouse pelo canto inferior esquerdo da tela ou pressionar a tecla "Windows" no teclado.
E você, o que achou do novo Windows? Divida sua opinião com a gente. E se você quiser conhecer, em detalhes, tudo sobre o Windows 8, você encontra o review completo do novo sistema no link
0 comentários: sobre Nova versão windows 8
Postar um comentário