Este texto aborda a mudança do MAC de placas de rede em computadores rodando Windows XP. A mudança do MAC em aparelhos como modems e roteadores não pode ser feita por este processo. Por sorte, muitos modems e roteadores tem seu próprio método de escolha do MAC.
Por que mudar o MAC?
Existem motivos maliciosos para isso (um monte deles), mas também existem motivos legítimos. No meu caso, precisei estudar o assunto quando instalei internet via rádio na minha casa e descobri que o acesso estava amarrado ao MAC da placa de rede fornecida pelo provedor. Isso é feito para dificultar o acesso não autorizado à rede sem fio, mas eu não gosto da idéia de ficar dependendo de uma peça de hardware que eu não posso trocar para fazer diagnóstico.
Nota: No mundo Windows, apenas depois do Windows 2000 isso passou a ser possível (e fácil) porque o sistema operacional veio com suporte a isso. Todo mundo que aprendeu como funcionam as redes Windows antes de 2000 e não se atualizou continua achando que mudar o MAC sem um “hack” eletrônico seja impossível, porque era mesmo.
Nota: Eu testei o método também no Windows Vista Starter Edition e aparentemente funcionou. Os locais no Registro são encontrados da mesma maneira e o MAC aparece alterado. Mas como eu só uso o Vista em testes, meu tutorial só aborda o XP. Em tese, o método também funciona no Windows 2000 e 2003, mas não tenho tempo para comprovar isso agora.
A mudança não é permanente. Você apenas informa ao XP para usar outro MAC ao construir os pacotes de dados. Se você formatar o HDD ou retirar a placa e colocar em outra máquina, o MAC original volta a valer.
Toda placa de rede tem um MAC único. Em teoria não deveriam existir duas placas no mundo com o mesmo MAC. Isso é garantido em parte porque os três primeiros bytes do MAC são únicos para cada fabricante. E como tentar usar duas placas com o mesmo MAC numa mesma rede pode criar uns problemas enlouquecedores, um fabricante não tem nenhum interesse em deixar que isso aconteça com os seus produtos. O MAC é gravado em uma memória EEPROM em todas as placas de rede, desde as pré-”plug and play” até hoje.
As fotos abaixo destacam a memória EEPROM em dois modelos de placas WIFI:
Com o conhecimento e o equipamento é possível mudar o endereço MAC gravado na EEPROM, mas em um PC rodando o Windows XP você não precisa ter esse trabalho todo.
Nesta página eu abordo três métodos:
- Um inteiramente manual, manipulando o Registro do Windows;
- Um semi-automático, onde você faz a mudança no Registro usando arquivos .reg;
- Um automático, usando software de terceiros;
Como obter o MAC em uso
O modo mais óbvio é procurando pela etiqueta na própria placa, mas se a a placa não tiver etiqueta ou já estiver instalada, sempre tem um jeito.
Estando no PC
Internet gratis parte 2 clique aqui
0 comentários: sobre internet gratis
Postar um comentário